Agronomia
EMail

Florianópolis

O Curso de Agronomia forma um profissional dedicado à preservação do meio ambiente e da qualidade biológica. O profissional atua no processo de produção e manejo da agricultura, além de áreas florestais e criação animal. O agrônomo também pode prestar assessoria e consultoria, realizar serviços de topografia, além de certificar produtos e trabalhar na pesquisa e extensão em órgãos governamentais.

O aluno de Agronomia estuda disciplinas básicas, específicas e de administração rural. Nos três primeiros semestres do curso são oferecidos os conteúdos fundamentais: Matemática, Física, Química e Biologia. Ainda neste período são estudadas matérias mais específicas, como Climatologia e Introdução à Agronomia, que preparam para a parte profissionalizante do curso. Esta etapa começa na quarta fase, com as disciplinas de Topografia, Estudo dos Solos, Mecanização Agrícola, Entomologia e Fitopatologia, entre outras.

Na quarta e na décima fase, os estudantes fazem estágios. O da quarta fase é conhecido como “estágio de vivência”: o estagiário passa um mês numa pequena propriedade rural para ter uma noção clara da profissão. Como se situa num dos poucos estados brasileiros onde predomina a agricultura familiar, a possibilidade de oferecer conteúdos a respeito deste tipo de estrutura fundiária é uma peculiaridade da Agronomia da UFSC. O estágio da décima fase é uma experiência do cotidiano da profissão e pode ser realizado em empresas, instituições governamentais ou qualquer tipo de propriedade rural.

Nos últimos anos, o exercício da profissão tem ganhado incentivos com o crescimento dos agronegócios e dos programas públicos voltados à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural no país.

 

Duração: 
10 fases
Titulação dos professores:
50 doutores
11 pós-doutores
7 mestres
2 especialistas
1 graduado
Telefone:
(48) 3721 2920

http://agronomia.ufsc.br