Antropologia
EMail

O curso de graduação em Antropologia (Bacharelado) é uma iniciativa pioneira da UFSC, que vem consolidar a atuação do Departamento de Antropologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas como um dos mais respeitados do país e com grande renome internacional. Com larga experiência de ensino em vários cursos de graduação e no seu próprio Programa de Pós-Graduação, o Departamento de Antropologia da UFSC oferece agora a possibilidade de formação específica na área.

O curso estará voltado para o conhecimento sistemático e aprofundado das práticas e dos valores culturais dos coletivos humanos – grupos sociais diferenciados, minorias, comunidades rurais, povos indígenas, dentre outros — através de uma forte capacitação teórico-metodológica voltada para a definição e a realização de pesquisas empíricas.

Os princípios gerais que regem o novo curso são: a forte articulação entre ensino e pesquisa, a ênfase em atividades de aprofundamento, através de articulações com disciplinas optativas, e uma grade curricular bastante flexível, com envolvimento do alunado na escolha das opções.

Estruturado em 8 fases, o Curso pretende garantir aos alunos uma alta qualificação para prosseguimento de estudos avançados em pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas. Ao lado disso, pretende também oferecer os fundamentos para a formação de  profissionais capacitados a atuarem em pesquisas junto a ONGs, Institutos de Pesquisa, órgãos públicos, ou em atividades de consultoria, assessoria, ou como agentes e gestores de políticas públicas.

 

Duração: 
8 fases
Telefone:
(48) 3721-4877

http://antropologia.paginas.ufsc.br/