Arquitetura e Urbanismo
EMail

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC forma profissionais capacitados para projetar, planejar e construir edificações e espaços abertos, bem como propor a organização do espaço arquitetônico, urbano e regional. O arquiteto-urbanista pode trabalhar em diversas escalas, sejam elas o planejamento regional e urbano (planos diretores, loteamentos, etc.), o projeto e a construção de partes de cidades, edificações e espaços abertos (urbano, paisagístico e arquitetônico), e, inclusive, o projeto de objetos (mais conhecido como design).

Para que o estudante desenvolva essas habilidades e seja capaz de entender os processos e produtos envolvidos na construção do habitat humano – uma cidade, por exemplo – o Curso de Arquitetura e Urbanismo oferece uma formação interdisciplinar em cinco anos. A graduação estrutura-se a partir de quatro troncos de disciplinas afins: Projeto, Urbanismo e Paisagismo, Teoria e História, e Tecnologia.

A ênfase teórico-prática orienta o desenvolvimento do Curso e é exercitada nas disciplinas de Projeto, ao longo dos dez semestres, e nas de Urbanismo e Paisagismo, em sete semestres. Estas disciplinas, por sua vez, estão embasadas nos conteúdos trabalhados nos troncos de Teoria e História e de Tecnologia.

Além das disciplinas obrigatórias, o estudante deve cursar optativas à sua escolha, podendo realizá-las em outros cursos da UFSC. Após concluir todas as disciplinas, desenvolve na última fase seu Trabalho de Conclusão de Curso. Os melhores participam de um concurso nacional de trabalhos de final de curso em Arquitetura e Urbanismo.

Oito laboratórios apóiam e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão. Alguns deles são o LabMoma (Laboratório de Modelos e Maquetes), onde os alunos desenvolvem a representação em escala reduzida de seus projetos; o LabCon (Laboratório de Conforto Ambiental), destinado às questões de conforto térmico, acústico e lúminico (iluminação); e o LabUrb (Laboratório de Urbanismo), para pesquisas e consultoria sobre cidades e regiões.

O curso ainda dispõe de bolsas de Pesquisa, Extensão, Monitoria e Treinamento. Para isso, conta com seis Grupos de Pesquisa, entre eles o PET (Programa Especial de Treinamento), o Ghab (Grupo de Habitação), o Infoarq (Grupo de Pesquisa de Informática em Arquitetura), o Cidadhis (Laboratório de História, Cultura e Desenho de Cidades), o Nucomo (Núcleo de Investigação em Morfologia e Configuração na Arquitetura e Urbanismo) e o Núcleo de Simulação em Iluminação Artificial.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC obteve conceito “A” no Provão 2003 do MEC e seus acadêmicos têm sido sistematicamente classificados e premiados em concursos nacionais, como o Prêmio Universidade Tigre 2003, a Bienal Internacional de Arquitetura e Design, o Concurso Revestir – IAB/SP e o Primeiro Prêmio Nacional de Pré-fabricados – IAB/SP (onde obtiveram o 1º lugar).

 

Duração: 
10 fases
Titulação dos professores: 
35 Doutores
20 Mestres
6 Especialistas
Telefone:
(48) 3721 4766

http://www.arq.ufsc.br