Biblioteconomia
EMail

O curso de Biblioteconomia forma profissionais capazes de localizar, armazenar, recuperar e organizar informações em qualquer meio: dos livros e documentos em papel aos armazenados em bancos de dados eletrônicos ou disponíveis na Internet.

Diversidade e versatilidade são as características do profissional de biblioteconomia formado pela UFSC, que sai também apto a criar instrumentos de acesso à informação e realizar atividades de marketing ou publicidade bibliotecária. Desta forma, pode agir em qualquer das instituições da sociedade, tanto em empresas e organizações, como escritórios de advocacia, sindicatos, museus e jornais, e órgãos públicos federais, estaduais ou municipais que possuam bibliotecas ou centros de documentação.

No laboratório de Informática os alunos podem desenvolver técnicas de pesquisa voltadas especificamente para a área de Internet, que ganha importância cada vez maior ao oferecer novos postos de trabalho. Outras áreas mais clássicas de estudos também fazem parte do curso.

São cerca de 50 disciplinas, agrupadas em três áreas: Fundamentação Geral, que pode ter disciplinas feitas em outros cursos; Instrumentais, que abrange as disciplinas de línguas, lógica e métodos e técnicas de pesquisa; e Formação Profissional, que coloca o aluno em contato com os fundamentos teóricos da biblioteconomia.

Um estágio extracurricular obrigatório de 270 horas deve ser realizado na última fase, em qualquer instituição que possua um acervo documental e que tenha o aval da Coordenadoria de Estágios do Departamento de Ciências da Informação. Como trabalho final do curso, o aluno elabora um relatório de Estágio Supervisionado. O aluno precisa ainda desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Durante os oito semestres do curso, diversas atividades de extensão podem ser realizadas nas duas bibliotecas de suporte: a Educação Bibliotecária (www.ced.ufsc.br/bibliote/edubibli.html) e a Biblioteca Virtual nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação (www.ced.ufsc.br/bibliote/virtual). Os alunos têm ainda acesso aos laboratórios de Restauração e Conservação de Documentos e de Tratamento da Informação. Este último é utilizado para o estudo e análise temática de textos e livros, uma oportunidade para aprender sobre diversos campos de conhecimento.

 

Duração: 
8 fases
Titulação dos professores: 
8 Doutores
6 Mestres
1 Graduado
Telefone: 
(48) 3721 9389

biblioteconomia.ufsc.br