Ciências Econômicas
EMail

O Curso de Ciências Econômicas é um dos mais tradicionais cursos de graduação da UFSC. Começou a funcionar em 1943, antes mesmo da constituição da Universidade, e é a principal referência no ensino de Economia no estado de Santa Catarina.

A graduação permite o exercício de diversas funções, entre elas assessoria a empresas, atuação em órgãos públicos e em bancos de desenvolvimento, análise financeira, auditoria econômico-financeira e análise da conjuntura econômica.

A diversidade explica-se pelo fato do curso oferecer uma formação abrangente sobre a realidade econômica brasileira e mundial, envolvendo o aluno em debates e análises sobre os principais problemas econômicos da atualidade, como inflação, taxa de juros e de câmbio, emprego, distribuição de renda e acordos internacionais. Além disso, a partir da metade do curso o estudante recebe formação específica nas áreas em que tiver maior interesse, tais como Finanças, Análise de Investimentos e Economia Empresarial, Economia Industrial e da Tecnologia, Agroindustrial e Economia Regional; Economia Brasileira e Internacional; Economia Política e Evolução do Capitalismo Contemporâneo.

O curso de Ciências Econômicas da UFSC procura acompanhar as novas demandas feitas pela sociedade e pelo mercado de trabalho. As disciplinas optativas do curso permitem atender aos novos conhecimentos e aplicação da Ciência Econômica em novas áreas, como desenvolvimento ambiental, impactos econômicos e sociais da inovação tecnológica, e novas relações internacionais.

O candidato à graduação em Ciências Econômicas deve ter boa formação em disciplinas como matemática, estatística e econometria (aplicação de conceitos de estatística à análise de dados econômicos). O tratamento, análise e apresentação gráfica de dados são atividades rotineiras em diversas disciplinas do curso. Durante essas atividades, o aluno terá a oportunidade de comprovar a veracidade, ou não, de muitas das opiniões exibidas na mídia nacional sobre temas econômicos palpitantes.

 

Duração: 
Diurno: 9 fases
Noturno: 10 fases
Titulação dos professores:
28 doutores
6 mestres
4 especialistas
Telefone/Fax: 
(48) 3721 9381

www.coordenacaocnm.ufsc.br