Design
EMail

O curso de Design da UFSC foi criado no ano de 1999. Tem uma estrutura sólida. Atualmente é considerado um dos melhores cursos de Design do país. Seu conceito no ENADE é 4. 4 também é o número de estrelas no ranking da Editora Abril.

No ano de 2010, após realizar o recadastro do curso, o Design da UFSC foi alterado em sua estrutura. Ao invés de manter três cursos de Design, optou-se por fazer uma mudança que veio de encontro às melhores práticas internacionais mantendo-se em acordo às diretrizes do MEC. Agora temos um curso pleno onde o aluno monta sua formação de acordo com suas habilidades e competências, descobertas, muitas vezes, durante o desenvolvimento do curso.

O curso de Design do EGR/CCE/UFSC foi pensado em uma estrutura organizacional livre entre as formações, na qual as disciplinas de Projeto devem ser as norteadoras da formação dos acadêmicos.

As disciplinas de projeto não terão “vida” isolada e apenas serão cursadas em conjunto com mais três disciplinas que formam seus requisitos paralelos (fig.1). Essas disciplinas de requisito paralelo darão sustentação ao projeto e seus três docentes serão os responsáveis pelo funcionamento, gerenciamento e atribuição de avaliação do projeto realizado pelo aluno, que deve conter informação de todas elas para um completo entendimento do curso.

DESIGN figura 1-1

Figura 1: exemplo de grupo de disciplinas de projeto

 

Para integralizar o curso, o aluno deverá cursar as disciplinas introdutórias (cursadas nos dois primeiros semestres do curso); as obrigatórias gerais (realizadas após a conclusão do módulo introdutório e juntamente com os projetos; os módulos de projeto (com seus respectivos requisitos paralelos), a carga horária de disciplinas eletivas do curso (180 horas aula); realizar o estágio obrigatório e cursar as disciplinas inclusivas (incluindo PCC – Projeto de Conclusão de Curso (figura 2). O aluno pode sempre consultar seu tutor ou a coordenação do curso para orientá-lo na escolha da melhor organização para a conclusão do curso.

DESIGN figura 2
Figura 2: Representação gráfica da integralização Curricular
IMPORTANTE: aos estudantes ingressantes a partir de 2016.1 não será oferecido projeto na área de formação Animação.

 

Características do Curso

Modalidade: presencial

Título: Bacharel em Design

Carga horária: 3510 h/a

Funcionamento do curso: período integral

 

Espaços:
Oficina de Modelagem

Oficina de Serigrafia

3 Laboratórios de Informática (2 PC e 1 MAC)

5 Salas de desenho/projeto (40, 30 e 20 alunos)

Conta ainda com salas teóricas do Módulo Integrado UFSC

 

Núcleos de Pesquisa:

NGD

DESIGNLAB

NAS Design

LOGO

HIPERLAB

G2E

SIGMO

Duração: 
8 fases
Titulação dos professores: 
19 Doutores
6 Mestres
Telefone/Fax: 
(48) 3721 6609 / 3721 2434 (Coordenação de Curso)
(48) 3721 9285 (Departamento de Expressão Gráfica)

design.ufsc.br