Direito
EMail

O curso de Direito da UFSC é a continuidade da Faculdade de Direito de Santa Catarina, primeiro curso de Direito do Estado, fundado em Florianópolis em 1932. Desde 1960, a faculdade faz parte dos cursos da UFSC. Em 1973 foi implantado o programa de Mestrado e em 1984 o programa de Doutorado. Os alunos de graduação podem desenvolver atividades de pesquisa em um Programa Especial de Treinamento (PET) ou ainda participar de pesquisas coordenadas pelos professores do departamento.

Além de formar profissionais qualificados para exercerem as atividades de operador jurídico, o curso tem como finalidade proporcionar conhecimento técnico, visão crítica e consciência social e política. Para obter o título de Bacharel em Direito, o aluno tem que cumprir, além da carga horária curricular obrigatória, 288 horas-aula em disciplinas optativas, 380 horas em atividades de estágio e 288 em atividades complementares (atividades de pesquisa e extensão, cursos e estágios extracurriculares e representação estudantil).

Graças a um convênio entre a UFSC e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, os estudantes contam, desde 1993, com um fórum instalado na própria universidade. Inicialmente o fórum atendia apenas as ações iniciadas no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ), mas hoje o Fórum Regional do Norte da Ilha é um empreendimento pioneiro no atendimento judiciário descentralizado (Juizados Especiais). Tem capacidade para quatro varas, auditório para 200 pessoas e está estruturado para realização de júris reais.

Desde 2004, os alunos têm o currículo baseado em novo projeto pedagógico. As disciplinas do curso incluem uma forte base humanista, que alia a necessidade de uma formação dogmática e prática a uma formação voltada para o desenvolvimento de uma cidadania realmente consciente e participativa. Esta nova grade é acompanhada por uma comissão mista, formada por alunos e professores. O curso também conta com um novo prédio, que ampliou consideravelmente o espaço físico disponível: novas salas de aula, espaço maior para a biblioteca setorial e para o laboratório de informática, além de novas instalações para as atividades administrativas.

O curso de Direito da UFSC foi um dos primeiros no Brasil a implantar o trabalho de conclusão de curso e também um dos primeiros a exigir uma carga horária mínima de atividades complementares para obter a graduação. As atividades de estágio curricular são desenvolvidas no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ), que presta assistência jurídica à comunidade carente e existe há mais de 20 anos.

 

Duração: 
10 fases
Titulação dos professores:
31 doutores
8 mestres
10 especialistas / graduados
Telefone/Fax: 
(48) 3721 9382

www.ccj.ufsc.br