Educação Física
EMail

O curso de Educação Física da UFSC é dividido entre Licenciatura e Bacharelado.

O profissional Bacharel recebe uma formação humanista, com conduta eticamente responsável, tendo como objetivo principal a promoção da saúde e da qualidade de vida a todas as pessoas. Além disso, pode exercer atividades em academias, associações comunitárias, empresas, ou ainda trabalhar como treinador pessoal.

O Licenciado em Educação Física acaba a graduação capacitado para o pleno exercício profissional, apto para atuação em escolas de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

O Centro de Desportos da UFSC oferece projetos de extensão em mais de trinta modalidades como tênis, voleibol, futebol, ginástica, dança, capoeira e judô. O estudante tem ainda oportunidades em bolsas de iniciação científica, pesquisa, monitorias, escola infantil de esportes (Esinde) e programa especial de treinamento (PET).

A infra-estrutura do Centro de Desportos da UFSC conta com uma piscina térmica coberta, quadras de tênis, campo de futebol, pista de atletismo, três ginásios cobertos, quadras polivalentes, salas de dança, de ginástica, de condicionamento físico e dojô. Além disso, os acadêmicos utilizam Laboratórios de Esforço Físico, Fisiologia, Anatomia, Línguas Estrangeiras, Informática, Estudos Pedagógicos, Biomecânica e Mídia.

O currículo do curso está baseado em quatro grandes áreas: as matérias ligadas às ciências naturais e biológicas; as disciplinas do campo das humanidades; os conhecimentos teórico-práticos da cultura de movimento; e as disciplinas de formação didático-pedagógica. A partir da metade do curso, estão previstos estágios supervisionados onde o aluno conhece o trabalho de um professor de educação física.

 

Duração: 
8 fases
Titulação dos professores: 
32 doutores
35 mestres
4 especialistas
2 graduados
Telefone: 
(48) 3721 9367

portalcds.ufsc.br