Enfermagem
EMail

O Curso de Enfermagem prepara um profissional comprometido com as necessidades da população e com interesse por políticas públicas de saúde. O enfermeiro formado está capacitado a atuar na rede pública ou privada de saúde, hospitais, ambulatórios, clínicas, domicílios e indústrias.

Durante o primeiro ano são transmitidos conhecimentos básicos e, a partir da terceira fase, as disciplinas são específicas e práticas. O Hospital Universitário (HU) é o grande laboratório do curso. Nele são ministradas a maioria das aulas e, até a conclusão do curso, os alunos devem passar por todos os seus setores.

Outra maneira de conhecer o cotidiano da profissão é atuando nos ambulatórios dos postos de saúde. Os alunos também podem participar de grupos de pesquisa e extensão. No HU existem grupos de diabetes, câncer, hipertensão e gravidez, entre outros.

Para desenvolver a consciência sobre a função do profissional na sociedade, os alunos têm aulas de Saúde e Sociedade, Enfermagem no Contexto Social e Psicologia.

O curso incentiva estágios extracurriculares para extensão ou pesquisa. Os estudantes podem atuar em qualquer lugar onde haja um profissional para fazer a supervisão, como empresas, clínicas, e asilos. Muitos alunos também participam do projeto Universidade Solidária.

 

Duração: 
8 fases
Titulação dos professores:
32 Doutores
15 Mestres
Telefone/Fax: 
(48) 3721 9346

www.nfr.ufsc.br