Engenharia de Alimentos
EMail

O Engenheiro de Alimentos atua na seleção da matéria-prima, no processamento industrial e na distribuição dos alimentos aos consumidores. Também atua no desenvolvimento e no controle de qualidade dos produtos alimentícios, no projeto industrial de processos, no gerenciamento e na administração de indústrias e nos setores responsáveis pela distribuição e armazenagem desses produtos. Exerce ainda atividades na área de marketing, vigilância sanitária e no controle de poluição ambiental (efluentes líquidos e poluentes atmosféricos).

O profissional enquadra-se em diversos setores produtivos: laticínios, frigoríficos, cervejarias, vinícolas, indústrias de óleos e gorduras, indústrias de açúcar e álcool, bioengenharia, energias renováveis, entre outros.

O curso de Engenharia de Alimentos inclui disciplinas básicas da área de engenharia: Matemática, Física, Química e Computação, além de conteúdos específicos, tais como: Microbiologia de Alimentos, Processos da Indústria de Alimentos, Dimensionamento e Projeto de Equipamentos (destilação, extração, tratamento térmico, secagem, entre outros), Bioquímica de Alimentos, Análise Sensorial, Acondicionamento e Embalagens para Alimentos.

Ao final do curso, o aluno aprende a projetar uma indústria de alimentos completa, elabora um trabalho de conclusão de curso versando sobre assuntos relevantes à Engenharia de Alimentos, além de realizar um estágio curricular em empresa do setor.

 

Duração:
10 fases
Titulação dos professores: 
31 Doutores
3 Mestres
Telefone:
(48) 3721-9448

eng.alimentos.grad.ufsc.br