Engenharia de Energia
EMail

Campus Araranguá

A Engenharia de Energia é focada em gerar soluções para um grande desafio da atualidade que está relacionado com a produção, armazenamento, distribuição, uso da energia e os impactos associados a esses processos. Nesse contexto, energia deve ser entendida de forma ampla, e não somente, como energia elétrica. Precisamos de energia em nossas residências, escolas, hospitais, nos processos industriais, no transporte de cargas e passageiros, etc. Energia é o insumo motriz do desenvolvimento e da promoção de qualidade de vida para a humanidade. Para obter energia nos locais e nas quantidades que precisamos, devemos conhecer as oportunidades que a natureza nos oferece, ou seja, precisamos conhecer e mapear os nossos recursos naturais. Além disso, precisamos conhecer métodos eficientes para converter esses recursos, nas formas de energia necessárias ao uso final. Finalmente, precisamos estar cientes dos impactos gerados pela prospecção e uso dessa energia de forma a garantir não só a sustentabilidade econômica e social, mas também, ambiental. Estes são alguns dos desafios da Engenharia de Energia, tornando-a um curso extremamente atraente para quem quer encontrar soluções estratégicas, e quer atuar de forma inovadora, em um mercado cujo valor cresce continuamente.

Um assunto com uma importância desta magnitude requer uma formação multidisciplinar e alicerçada nos fundamentos que promoverão as próximas revoluções tecnológicas. Para isso, a Engenharia de Energia da UFSC foi estabelecida tendo por base os campos de conhecimento de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Controle, Ambiental, e das Ciências da Terra. De forma que caberá ao engenheiro de energia integrar tecnologias que reúnam componentes de todos esses campos do conhecimento.

 

INFORMAÇÕES RELEVANTES

Turno das Atividades: Vespertino e Noturno

Carga horária total: 4.320 horas-aula (50min) = 3.600 horas.

Prazo de Integralização: – Mínima: 5 anos – Máxima: 10 anos

Endereço: Campus Jardim das Avenidas, Rod. Governador Jorge Lacerda, 3201 – Jardim das Avenidas - Araranguá – SC CEP 88.906-072

 

Duração: 10 fases
Telefone: (48) 3721.6448 / 3721-4680

ener.ufsc.br