Engenharia de Materiais
EMail

A necessidade de um profissional que trabalhe com materiais adequados e específicos para uma determinada peça ou aparelho foi uma das principais razões para a criação do Curso de Engenharia de Materiais, em março de 1999. Mas há uma característica muito peculiar: o “currículo cooperativo”, em que as empresas participam na formação do aluno, oferecendo estágios curriculares.

A primeira turma, reconhecida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), formou-se em fevereiro de 2004 e contou com a parceria de empresas de Santa Catarina, de companhias das cidades de Caxias do Sul (RS), Curitiba (PR), Jundiaí (SP) e de empresas e institutos de países como Alemanha, França e Portugal.

Até a formatura, são seis estágios obrigatórios, de 15 semanas cada, todos remunerados. As empresas oferecem vagas nas três grandes áreas da Engenharia de Materiais (cerâmica, metais e polímeros) e o aluno deve fazer pelo menos um estágio em cada grande área. Durante o período de trabalho, ele recebe duas visitas de um professor e é supervisionado por um funcionário da indústria que faz uma avaliação do seu desempenho.

No entanto, essa prática não prejudica a formação acadêmica e não aumenta a duração do curso, que é de cinco anos. O período letivo vai da primeira semana de fevereiro até a terceira semana de dezembro, permitindo um calendário com três trimestres de 14 semanas por ano, ao invés dos tradicionais dois semestres. Este modelo surgiu em 1957 na Universidade de Waterloo, no Canadá e, no Brasil, a Escola Politécnica da USP adota o método desde 1989 em três cursos. Centros tecnológicos alemães também utilizam um sistema semelhante.

Na UFSC, o aluno passa os quatro trimestres iniciais na universidade e, a partir da quinta fase, realiza o primeiro estágio. Depois disso alterna um semestre numa indústria e um na UFSC, até a formatura. Este contato com o mercado de trabalho proporciona ao estudante uma experiência equivalente a dois anos de trabalho. Além das funções que irá desempenhar no futuro, o aluno sairá conhecendo as relações de trabalho, disciplina, hierarquia e como se portar em entrevistas de emprego.

 

Duração:
10 fases
Titulação dos professores: 
23 Doutores
2 Mestres
Telefone:
(48) 3721 7621

www.materiais.ufsc.br