Engenharia Eletrônica
EMail

A área de Eletrônica é a que mais tem contribuído para o desenvolvimento da humanidade nos últimos cem anos. Esta área movimenta anualmente mais de US$1 trilhão e é estratégica para qualquer país desenvolvido ou em desenvolvimento.

As atividades dos Engenheiros Eletrônicos afetam o dia-a-dia da grande maioria da população do planeta. Essencialmente, a Engenharia Eletrônica é uma área que envolve tanto o comportamento e os efeitos de portadores de carga elétrica quanto os equipamentos, sistemas e dispositivos eletrônicos. Os Engenheiros Eletrônicos geralmente desenvolvem atividades ligadas ao chamado processamento da informação, que pode envolver, por exemplo, desde técnicas de gravação de música para reprodução em MP3 até o desenvolvimento de circuitos integrados para telefones celulares. Engenheiros Eletrônicos atuam no projeto e desenvolvimento de transmissores e receptores de rádio e TV e de redes telefônicas. Também projetam circuitos minúsculos, chamados de circuitos integrados (chips), que podem conter milhões de dispositivos elementares em uma área de alguns centímetros quadrados. Por exemplo, circuitos integrados são utilizados em computadores, vídeo games e telefones celulares. Além disso, os Engenheiros Eletrônicos têm participado no projeto e desenvolvimento de aparelhos para melhorar a qualidade de vida (marca-passos e aparelhos auditivos) e para avaliar a condição fisiológica (aparelho de eletrocardiograma). Outras atividades importantes dos Engenheiros Eletrônicos são ligadas ao desenvolvimento de redes de sensores sem fio para monitoramento de condições ambientais e ao projeto de chips para rastreamento de vida animal. O controle do tráfego aéreo, seja através de radares ou de satélites, é impensável sem a presença de equipamentos eletrônicos. Para concluir, a participação da Engenharia Eletrônica na indústria automotiva tem sido fundamental para economia de energia, para redução da emissão de poluentes e para a melhoria da segurança dos veículos.

Visando a colaborar mais ativamente com o processo de formação de profissionais de alta qualidade em Eletrônica, a UFSC estará oferecendo o curso de graduação em Engenharia Eletrônica a partir do segundo semestre de 2009. O curso é dividido em dois módulos, o básico, com duração de três anos, e o de especialização, com duração de mais dois anos. O primeiro módulo, constituído essencialmente de disciplinas de ciências básicas como Física, Matemática e Computação assim como de outras de introdução à Engenharia Eletrônica, fornece a base fundamental da área de Eletrônica, permitindo ao estudante aprofundar seus estudos ou entrar diretamente no mercado de trabalho. Já o segundo módulo fornece a complementação da área de tal forma que o egresso tenha uma formação de engenheiro. As oportunidades para os egressos do curso apresentam-se em áreas do governo, especialmente as ligadas à ciência e tecnologia, indústria, comércio e serviços, além de acesso a programas de pós-graduação de boa qualidade, no país ou no exterior. O objetivo da formação de largo espectro nas ciências básicas dará condições para que os engenheiros egressos do curso contribuam não apenas com melhor qualidade de mão-de-obra para o mercado de trabalho, mas também com a geração de empregos de alto nível através da criação e estabelecimento de empresas de tecnologia de ponta.

 

Duração: 
Bacharelado em Ciências Eletrônicas: 6 semestres
Engenharia Eletrônica: 10 semestres
Telefone: 
(48) 3721-6446
Fax: 
(48) 3721-9280

deel.ufsc.br