Engenharia Química
EMail

O Engenheiro Químico pode atuar no setor de processos da indústria química ou petroquímica e na elaboração de projetos em unidades produtivas, além de trabalhar nas áreas de materiais, alimentação, computação, ambiental entre outras. Na área ecológica, é responsável por pesquisar o grau de poluição do meio ambiente através de análises químicas na água e do controle de gases na atmosfera.

Para formar profissionais com esta qualificação, o Curso de Engenharia Química elaborou um currículo abrangente que focaliza os princípios da profissão. Na primeira fase, são ministradas disciplinas básicas, como Física, Química, Cálculo, Matemática e Introdução à Engenharia Química. Em seguida, o aluno estuda matérias específicas do curso. São exemplos: Termodinâmica, Fenômenos de Transferência, Cálculo de Reatores, Engenharia Bioquímica, Análise e Simulação de Processos, Engenharia Ambiental e Indústrias Químicas.

Na décima fase, o estudante precisa fazer um estágio em alguma empresa, para ter contato com o dia-a-dia da profissão. Em geral, os profissionais formados na UFSC são bem aceitos pelo mercado: cerca de 50% já saem das salas de aula diretamente para o trabalho.

 

Duração: 
10 fases
Titulação dos professores:
27 Doutores
3 Mestres
Telefone:
(48) 3721 9448

www.enq.ufsc.br