Física
EMail

Ao se inscrever para o vestibular de Física, o candidato tem que optar pela Licenciatura ou pelo Bacharelado. As habilitações têm currículos diferentes e objetivos bem definidos. A Licenciatura forma professores para o ensino médio e fundamental, já o Bacharelado prepara o profissional para atividades de pesquisa.

O aluno pode cursar as disciplinas dos dois cursos, já que o Bacharelado é à tarde e a Licenciatura à noite. Assim, o aluno obtém o diploma na habilitação escolhida no vestibular e, depois de formado, pode solicitar ao departamento de Física um pedido de retorno de graduado. Então, validará as disciplinas já cursadas da outra habilitação e obterá um segundo diploma.

No início do curso os currículos, tanto da Licenciatura quanto do Bacharelado, estão baseados em disciplinas básicas como Física Geral, Cálculo e Química, sempre acompanhadas da prática nos laboratórios. O aluno do Bacharelado em Física poderá, ao final do curso, desenvolver um projeto de pesquisa junto aos grupos pesquisadores já existentes no departamento. O estudante da Licenciatura terá disciplinas específicas sobre o ensino da Física e fará estágio nas escolas de ensino médio e fundamental.

O licenciado geralmente segue o caminho natural de lecionar, mas, assim como o bacharel, é incentivado a continuar os estudos em cursos de pós-graduação. O título de mestre ou doutor é necessário para atuar em laboratórios e institutos de pesquisa e para tornar-se professor universitário.

O campo de trabalho para o físico é amplo. A graduação permite que o profissional encontre empregos tanto na Medicina, atuando em áreas como a ultra-sonografia e a radiação, quanto na indústria, trabalhando no desenvolvimento de produtos e máquinas. A formação em Física dá um amplo conhecimento em matemática e computação, o que expande as opções de emprego para trabalhar, por exemplo, com processamento de dados.

 

Duração: 
8 fases
Titulação dos professores:
36 doutores
10 mestres
4 especialistas
Telefone: 
(48) 3721 9223

fisica.grad.ufsc.br