Letras – Língua Portuguesa
EMail

O Curso de Letras-Português tem como objetivo formar profissionais (professores e bacharéis) competentes em termos de (in)formação e autonomia, capazes de lidar de forma sistemática, reflexiva e crítica com temas e questões relativos a conhecimentos linguísticos e literários, em diferentes contextos de oralidade e escrita. A maioria das disciplinas do curso são oferecidas pelo Departamento de Língua e Literatura Vernáculas no Centro de Comunicação e Expressão.

O Curso de Letras-Português contempla três grandes áreas de ensino: 1) Língua Portuguesa/Linguística, 2) Literatura (Portuguesa, Brasileira, Teoria Literária) e 3) Latim (Língua e Literatura).

Na metade do curso, o acadêmico decide por sua habilitação: Bacharelado ou Licenciatura.

A formação do bacharel será acompanhada por um professor orientador que encaminhará o aluno à frequência de disciplinas que darão suporte à sua habilitação específica, mais centrada em optativas que contribuam para uma linha de pesquisa por ele escolhida. No último ano do Curso, o bacharel desenvolve um projeto de pesquisa e escreve um trabalho de conclusão de curso que é defendido publicamente diante de banca examinadora. O bacharel distingue-se do licenciado, principalmente, porque não é professor.

O bacharel frequentemente encaminha-se para um curso de pós-graduação, bem como pode atuar profissionalmente em atividades como revisão de textos, consultorias e assessorias em projetos de natureza pedagógica e de trabalhos com textos.

A formação do Licenciado é oferecida pelo Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação da UFSC, que é responsável por ministrar as disciplinas direcionadas ao ensino e supervisionar os estágios em escolas de ensino fundamental e médio. Ao final de cada estágio, o aluno apresenta relatório de suas experiências de prática de ensino.

O licenciado pode lecionar no ensino fundamental e médio, além de poder atuar em cursos pré-vestibulares na área de Língua Portuguesa ou de Literatura. Também o licenciado estará apto a encaminhar-se à pós-graduação para dar continuidade à sua formação com vistas a investir na carreira do magistério superior.

 

Duração do Curso 

Diurno:
Bacharelado: 8 semestres
Licenciatura: 9 semestres

Noturno:
Bacharelado: 9 semestres
Licenciatura: 10 semestres

Titulação dos professores: 
40 Doutores
1 Mestres
1 Especialista
Telefone: 
(48) 3721 9293

www.llv.cce.ufsc.br