Meteorologia
EMail

A Meteorologia é uma ciência física aplicada que estuda os processos que governam o comportamento da atmosfera e suas interações com a superfície da Terra e, em especial, com o oceano. O objetivo da Meteorologia é adquirir a compreensão e a previsão dos fenômenos atmosféricos empregando as equações clássicas da física e ferramentas matemáticas e computacionais.

Recentemente vários eventos meteorológicos e climáticos extremos têm afetado o Brasil e, em particular, muitos destes eventos ocorreram no Estado de Santa Catarina: enchentes, tornados, precipitação de neve e granizo, ciclones e furacão Catarina. O meteorologista tem papel fundamental no entendimento e previsão destes eventos.

O Curso de Meteorologia da UFSC é estruturado tendo como disciplinas das primeiras fases aquelas que proporcionarão a base do conhecimento para a compreensão dos processos atmosféricos complexos: Física, Cálculo e Computação. Nas fases posteriores os conhecimentos de termodinâmica são aplicados para estudar a formação e desenvolvimento das nuvens e da precipitação; a física da radiação, para compreender as estruturas térmicas da atmosfera e o estabelecimento de métodos para observação e medidas dos fenômenos atmosféricos; os princípios da dinâmica dos fluidos são estudados visando o entendimento da movimentação dos sistemas meteorológicos que determina o tempo e o clima em todas as escalas. Todos esses processos são diagnosticados via ampla utilização de técnicas computacionais.

Os meteorologistas são requisitados em diversos setores das atividades humanas que utilizam informações sobre o tempo e o clima: defesa civil, agricultura, aviação e navegação (civil e militar), setor energético e de gerenciamento de recursos hídricos, estudos de impacto ambiental e controle de poluentes, planejamento comercial e econômico, setor de seguros, apoio à organização de atividades de turismo, esporte e de espetáculos.

 

Duração: 5 anos
Turno: Diurno
Telefone: 
(48) 3721-9234

meteorologia.grad.ufsc.br