Oceanografia
EMail

O curso de Oceanografia da UFSC objetiva a formação de oceanógrafos com visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas, com atuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade brasileira.

O perfil trabalhado pelo curso abrange, de modo integrado, diversas áreas associadas às Ciências do Mar, buscando formar profissionais possuidores não só de uma base conceitual sólida, mas também conhecedores dos instrumentais metodológicos necessários à compreensão das relações de interação entre os processos do meio físico e biológico. Busca-se estimulados os alunos a formular questões e buscar soluções para a compreensão do funcionamento dos oceanos como um todo e da zona costeira em especial. Espera-se, assim, contribuir para a formação de profissionais conscientes, críticos, com responsabilidade ambiental, social e econômica.

Em atendimento às competências do oceanógrafo, definidas pelas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Oceanografia propostas pelo MEC, o curso da UFSC tem como objetivos específicos:

I. Capacitar o aluno a desenvolver projetos de pesquisa relacionados à compreensão das componentes e processos atuantes no meio marinho, visando seu uso sustentável;
II. Capacitar o aluno a exercer atividades ligadas ao estudo e manejo dos sistemas de transição: zona costeira, sistemas mixohalinos e bacias hidrográficas;
III. Capacitar o aluno a atuar como dirigente em diferentes esferas e setores relacionados à Oceanografia;
IV. Capacitar o aluno a coordenar atividades de caráter inter e transdisciplinar relativas ao meio marinho;
V. Capacitar o aluno a desenvolver mecanismos e estratégias voltados ao ensino de oceanografia e à educação ambiental;
VI. Capacitar o aluno a desempenhar suas atividades profissionais de modo ético e responsável.

O oceanógrafo egresso da UFSC deverá ter formação técnico-científica direcionada ao conhecimento e à previsão do comportamento dos oceanos e ambientes costeiros e estar capacitado a atuar de forma transdisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de seus recursos renováveis e não renováveis.

 

Duração: 
9 fases
Titulação dos professores:

22 doutores
3 mestres

Telefone:
(48) 3721-8517

www.oceanografia.ufsc.br