Odontologia
EMail

O Curso de Graduação em Odontologia tem por objetivo contextualizar, investigar e ensinar saberes da Odontologia, necessários para formar Cirurgiões-Dentistas habilitados para o exercício de uma profissão contemporânea, promotora de saúde e fundamentada nos preceitos da ética, da moral e da ciência.

Nas três primeiras fases, durante o ciclo básico, o aluno estuda o organismo humano e seu funcionamento em disciplinas como Histologia, Fisiologia, Embriologia e Anatomia.

O currículo também possui conteúdos de Sociologia, Bioética e Interação Comunitária, que ajudam a refletir sobre a responsabilidade social do cirurgião-dentista. Há uma inserção precoce no Programa Saúde da Família em parceira com a Prefeitura Municipal de Florianópolis e com a Secretaria Estadual de Saúde, onde os estudantes vivenciam o trabalho em equipes multiprofissionais.

No ciclo profissionalizante os estudantes têm uma formação generalista, baseada em evidências científicas. São capacitados a realizar diversos procedimentos técnicos como restaurações, tratamentos de canal, cirurgias e próteses, sem perder o foco para promoção de saúde voltada para o cuidado humanizado e direcionada à realidade da população brasileira.  As atividades práticas são realizadas nos laboratórios pré-clínicos e nas clínicas, além de um ano de estágio supervisionado. Os estudantes atendem bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O mercado de trabalho é restrito e competitivo nas grandes cidades, onde se concentra um grande número de profissionais. Porém, existem boas oportunidades em municípios do interior. Um ramo que está em crescimento é o atendimento odontológico em empresas, sindicatos, órgãos públicos e escolas.

 

Duração: 
10 fases
Titulação dos professores:
107 doutores
13 mestres
6 especialistas
Telefone: 
(48) 3721 9532

odontologia.ufsc.br