Psicologia
EMail

O Curso de Psicologia foi constituído no ano de 1978, pioneiro na formação de psicólogos em Santa Catarina, contando com vasta experiência em ensino, pesquisa e extensão.  O projeto pedagógico do Curso visa alcançar uma formação abrangente e generalista, de modo que o estudante tem a possibilidade de conhecer diferentes contribuições teóricas que embasam a prática profissional nas várias áreas e campos de atuação da Psicologia.

O Curso é integral e oferece duas habilitações: Formação de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia.

O currículo atual foi implantado desde o primeiro semestre de 2010. Da primeira à sexta fase os estudantes cursam o núcleo básico, da sétima à décima fase cursam o núcleo profissionalizante.

Os estudantes contam com disciplinas práticas desde o início do curso, durante todo o núcleo básico, através dos estágios introdutórios. No núcleo profissionalizante o estudante realiza estágios mais aprofundados, com carga horária semanal mais intensa.

No núcleo profissionalizante o estudante tem a oportunidade de aprofundar seu conhecimento em pelo menos duas dentre as quatro ênfases ofertadas. As ênfases do núcleo profissionalizante são: 1. Saúde e Processos Clínicos; 2. Trabalho, Organizações e Gestão; 3. Escolar/Educacional; 4. Processos Comunitários e Ações Coletivas.

O Curso de Psicologia conta com vários laboratórios, núcleos de pesquisa e com o Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), dentro da própria universidade. O SAPSI atende gratuitamente a comunidade local, onde os estudantes podem realizar estágios, pesquisas e extensões. Além do SAPSI, como campo de intervenção, o curso tem forte parceria e inserção nas instituições da região (escolas, hospitais, ONGs, empresas, etc.), atuando amplamente no processo de consolidação do novo modelo de saúde mental brasileiro.

Desde 2010 o Curso de Psicologia da UFSC foi reconhecido pelo Ministério da Saúde e da Educação como um Centro de Referência em Formação para o SUS (Sistema Único de Saúde). Isto significa que buscamos preparar nossos alunos para o trabalho em equipes do SUS nos diferentes pontos de atenção: postos de saúde; média complexidade em centros de atenção psicossocial e/ou psicoterapias; contexto hospitalar; urgências e emergências.

 

Duração: 
10 fases
Titulação dos professores:
42 Doutores
1 Mestre
1 Especialista
Telefone: 
(48) 3721 9283

psicologia.ufsc.br