Química
EMail

O Departamento de Química da UFSC oferece os cursos de Química Licenciatura e Bacharelado em Química com habilitação em Química Tecnológica. Estes cursos têm em comum disciplinas como Química, Física e Matemática.

Na Licenciatura são abordados conteúdos voltados para a formação de professores para o Ensino Médio. Entre as disciplinas estão: Organização Escolar, Ensino de Química, Estratégias e Instrumentos para o Ensino de Química, Ambientes para Aulas Experimentais de Química, Metodologia de Ensino, Psicologia Educacional, Língua Brasileira de Sinais e Didática. O curso oferece uma formação completa nos aspectos fundamentais de todas as áreas da Química e proporciona ao formando o domínio das técnicas básicas de laboratório. O professor formado neste curso deverá apresentar um forte conhecimento dos conteúdos de Química e uma preparação adequada à aplicação pedagógica dos conhecimentos na sua atuação profissional como educador no Ensino Médio.

No Bacharelado, existe a preocupação de formar um profissional capaz de realizar atividades de pesquisa em centros industriais ou acadêmicos. O curso oferece ao aluno, uma forte formação teórica e prática que habilita o bacharel para desempenhar-se como pesquisador dando-lhe condições de completar sua formação como “Mestre ou Doutor em Química”. A continuação dos estudos em cursos de pós-graduação, principalmente o doutorado, permite lecionar em Universidades e/ou centros de pesquisa. Proporciona ao formando o domínio das técnicas de uso corrente em laboratórios de química.

O Bacharel em Química Tecnológica é qualificado para atuar no desenvolvimento de produtos e processos na área de química tecnológica, principalmente na área de Química Fina, uma área que se dedica a produtos mais elaborados como catalisadores, corantes, aditivos alimentares, fármacos, etc. O currículo desta habilitação compreende conteúdos específicos como Indústrias Químicas, Introdução aos Processos Químicos, Tecnologia das Fermentações, Química Fina e Aplicada, Economia e Organização Industrial e Microbiologia Industrial. O Bacharel em Química Tecnológica poderá exercer atividades no âmbito da produção e dos tratamentos prévios e complementares de produtos químicos e resíduos. Poderá exercer atividades na operação, manutenção, condução e execução de operações, processos e processamentos da indústria química. Este curso forma profissionais destinados primordialmente à atividade industrial.

Com a reformulação curricular do Curso de Química da UFSC passaremos a oferecer a partir de 2009 os Cursos de Licenciatura em Química e Bacharelado em Química com habilitação em Química Tecnológica.

 

Duração: 
8 fases
Titulação dos professores: 
40 Doutores
Telefone: 
(48) 3721 9219

http://www.qmc.ufsc.br