Relações Internacionais
EMail

As transformações recentes no cenário internacional lançaram desafios importantes para as instituições de Ensino Superior. Desde o fim da Guerra-Fria uma série de eventos vem marcando o funcionamento das relações internacionais. Estes eventos guardam relação com o aumento dos fluxos de comércio e de capitais, a crescente disputa por recursos materiais não-renováveis e alterações geopolíticas de grande envergadura, tais como a criação de novos Estados Nacionais, processos de integração e conflitos territoriais. Para fazer frente a estes fenômenos tanto os governos como as organizações da sociedade civil vêm demandando um profissional com uma formação acadêmica específica no campo das relações internacionais. Esta formação, dada a natureza dos fenômenos envolvidos, deve levar em consideração a interdisciplinaridade.

O curso de relações internacionais terá como objetivo criar competência técnica nos diversos campos das relações internacionais, com ênfase nos aspectos voltados às relações econômicas internacionais. Esta ênfase está pautada na crescente inserção da economia brasileira no cenário internacional e nas características específicas do estado de Santa Catarina, que conta com um conjunto importante de empresas exportadores, logística de transportes voltada para o comércio exterior e tem uma localização privilegiada no maior processo de integração regional brasileiro, qual seja, o Mercosul.

O egresso do curso de relações internacionais poderá trabalhar em agências governamentais, em empresas privadas ou públicas e em organizações internacionais. A absorção no mercado de trabalho do egresso do curso de Relações Internacionais da UFSC estará prioritariamente relacionada às demandas do mercado de trabalho que envolvam problemas afeitos às relações econômicas internacionais.

 

Duração: 
8 fases
Telefone: 
(48) 3721 9458

www.ri.ufsc.br