Geografia
EMail

O Curso de Graduação em Geografia da UFSC (http://geografia.ufsc.br/)  oferece duas habilitações: LICENCIATURA, que habilita o profissional para o magistério do Ensino Fundamental e Médio e o BACHARELADO, que forma o geógrafo(a) para atuar em atividades de reconhecimento, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico e geoeconômico, realizações nos campos gerais e específicos da Geografia. O curso é parte integrante do Departamento de Geociências, nas suas atividades de Ensino/Pesquisa/Extensão, vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas. É atendido por cinco áreas específicas do Departamento de Geociências: geografia física; geografia humana, cartografia, geologia e oceanografia.

O curso conta com cerca de 95% de professores com doutorado tando do Departamento de Geociências como de outros.

Durante a graduação, o acadêmico(a) além das aulas presenciais em sala, realiza atividades nos diversos laboratórios (http://www.portalcfh.ufsc.br/laboratorios/), no planetário, práticas no campo e visitas técnicas. Além disto, poderá aprimorar seus conhecimentos como bolsista voluntário ou remunerado em projetos de pesquisa e extensão, ser monitor de disciplina já cursada, fazer estágio não-obrigatório, participar da mobilidade acadêmica em outra Instituição Federal de Ensino Superior cursando disciplinas curriculares a serem creditadas em seus Históricos Escolares e realizar intercâmbio em instituições conveniadas a UFSC.

Anualmente é realizado a Semana da Geografia (SEMAGEO) uma atividade de extensão, onde estudantes, professores e profissionais da área participam de palestras, debates, oficinas e minicursos, em busca de aprimoramento acadêmico e profissional.

Após um ano e meio, o(a) acadêmico(a) começara a ter disciplinas obrigatórias para as habilitações. Se optar para a licenciatura fará no final um estágio supervisionado em escola da rede pública. Aquele(a) que escolher o bacharelado também fará as disciplinas obrigatórias e ao final desenvolverá uma monografia denominada de Trabalho de Conclusão de Curso ou um relatório de estágio supervisionado.

Formado(a), o profissional da Geografia, tanto professor(a) como Geógrafo(a)  é necessário possuir algumas habilidades, tais como: capacidade de ler e interpretar variados documentos (paisagens, fotografias, imagens aéreas e de satélites, mapas, gráficos, tabelas, textos, etc.); raciocínio analítico e sintético; mentalidade científica; espírito público; gosto e disponibilidade para os trabalhos de campo; visão crítica e analítica para as questões relacionadas aos processos de produção, planejamento e organização do espaço e da vida social (econômicas, políticas e culturais), bem dos processos naturais e ainda da relação entre estes e o meio social (questões ambientais).

A lei que disciplina a profissão de Geógrafo, é a Lei n. 6.664/79 e Lei n. 7.399/85.

 

Duração: 
8 fases
Titulação dos professores:
44 Doutores
2 Mestres
1 Especialista
Telefone: 
(48) 3721 9256

geografia.ufsc.br